Ronaldinho Gaúcho assina contrato e se torna embaixador do Barcelona

Ronaldinho Gaúcho assinou nesta sexta-feira um novo contrato com o Barcelona. O craque brasileiro será agora embaixador do clube catalão após cerimônia celebrada ao lado do presidente Josep Maria Bartomeu no Camp Nou. Ele representará o time em eventos institucionais pelo mundo nos próximos dez anos e também fará parte do projeto “FCBarcelona Legends”, um time formado por jogadores que irá trabalhar para globalizar a marca do Barça.

Ronaldinho estava solto. Concedeu entrevista descontraída ao canal de TV do Barcelona, onde brincou com o trio formado por Messi, Suárez e Neymar. Acostumado a estar rodeado de estrelas, o brasileiro “desvendou” a receita do sucesso do MSN.

“Eu não gosto das comparações, são três fenômenos, Suárez, Ney, Messi. Claro que se eu estivesse jogando junto fariam o dobro de gols (risos). É lindo ver três jogadores com tanta qualidade, de uma forma muito linda, sem inveja do outro, todos jogam juntos, se divertem juntos, por isso o Barça segue jogando desta maneira linda. É o que faz a diferença. Três fenômenos juntos sem inveja, um jogando com o outro”, disse, logo após falar especificamente de Neymar.

Josep Maria Bartomeu Ronaldinho Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)Presidente Josep Maria Bartomeu e Ronaldinho com o Camp Nou ao fundo 

“Ney é um fenômeno. É o maior ídolo do futebol brasileiro, um grande amigo, um dos melhores do mundo. Pra mim vai chegar a ser um dia o melhor do mundo. É um orgulho ver um brasileiro fazendo história. Vimos antes Ronaldo, Romário e Rivaldo, que deixaram as portas abertas para mim. Eu fiz a minha parte e deixei a porta aberta para ele. E com certeza ele fez a parte dele, deixará a porta aberta para outro brasileiro. É lindo ver a sequência de brasileiros que passou aqui. Seguramente Ney fará muita história no Barça”, disse Gaúcho.

O craque também arrancou risadas da repórter ao relembrar a sua estreia, contra o Sevilla, quando marcou num jogo que invadiu a madrugada: “Meu primeiro gol, meu primeiro jogo, fazer um gol assim é algo que é muito emocionante. Depois por jogar meia-noite, uma hora que me encanta (risos). Tudo foi muito especial”.

Antes, Ronaldinho já havia se pronunciado sobre a nova função no clube em que marcou 94 gols em 207 jogos. “Estou muito emocionado, muito feliz de voltar para casa e ser embaixador do Barcelona. Farei o possível para levar o nome do Barcelona ao lugar mais alto. Poucas pessoas no mundo podem dizer que são embaixadoras do Barça. Não encontro palavras para agradecer ao Barcelona. Trarei a minha Bola de Ouro ao museu em breve – disse R10 em breve declaração no museu do clube”.

Ronaldinho Barcelona (Foto: EFE)Ronaldinho ao lado de sua nova camisa do Barcelona, sem número (Foto: EFE)

Ele comentou sobre a oportunidade que terá em representar o clube: “Agora de uma forma oficial, mas mesmo quando não estava mais no Barça e jogando com outros times, sempre as pessoas me associavam ao Barça. Então agora é oficialmente, mas sempre me senti um embaixador do Barcelona. Vai ser lindo. Poder estar com outros jogadores da minha época, continuar levando o nome do Barcelona para o mundo… Vai ser emocionante vestir outra vez a camisa do Barça. Junto com meus companheiros fizemos uma história muito linda, as coisas saíram bem, as pessoas voltaram a sorrir”

Ronaldinho contrato Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)Ronaldinho após a assinatura de contrato com o Barcelona 

 

Isto não significa que Ronaldinho irá parar de jogar futebol profissionalmente. Na última quinta, o irmão e empresário do jogador, Assis, afirmou ao GloboEsporte.com que uma decisão ainda será tomada.

– Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ainda não tomamos uma decisão final. Em mais alguns dias, definiremos – declarou, em mensagem de texto pelo celular.

O “Legends” atuará em atividades organizadas pelo clube, como treinamentos e workshops com a FCBEscola. Ronaldinho também deve aparecer em cerimônias em algumas escolas para participar de palestras educacionais, além de participar da Fundação FC Barcelona, que está ligada à Unicef, programa da ONU para crianças. O acordo entre o jogador e seu ex-clube será firmado nesta sexta-feira, no Camp Nou, com a presença de Ronaldinho e do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A última atuação profissional de Ronaldinho foi em setembro de 2015, na vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Goiás, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, o brasileiro tem atuado em amistosos e chegou a vestir a camisa de alguns clubes em jogos festivos.

Neste ano, o brasileiro foi procurado pelo Nacional, do Uruguai, para jogar a Libertadores e negociava com o Coritiba. No entanto, na manhã desta segunda o ex-camisa 10 do Barça postou em seu instagram que iria “viajar pelo mundo”, o que desanimou o Coxa.