Não foi uma campanha perfeita na primeira fase que fez o torcedor se empolgar, mas o Corinthians cumpriu com louvor e eficiência o primeiro objetivo da temporada ao se classificar para as quartas de final do Paulistão sem grandes dificuldades num calendário complicadíssimo por conta da pandemia.
Em 12 partidas, o Timão venceu sete, empatou quatro e só perdeu um jogo, para a Ferroviária.
Empatou com dois arquirrivais por 2 a 2 (Palmeiras e São Paulo) e derrotou o Santos com autoridade dentro da Vila Belmiro, por 2 a 0, onde o Timão não vencia há muito tempo. Encerrou sua participação na fase de grupos com vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, neste domingo.
Em números, teve um aproveitamento de 69,4%, com 25 pontos ganhos, confirmando sua melhor campanha desde que o estadual passou a ter o atual formato, em 2017, com grupos de quatro equipes cada.
Ficou atrás apenas do badalado São Paulo de Hernán Crespo, que somou 27 pontos e teve 75% de aproveitamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/Y/r/58cxGSQHC1vs6LYUIimQ/agenciacorinthians-foto-179327.jpg)
Vitória sobre o Novorizontino fechou boa campanha do Corinthians na primeira fase — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A questão agora é: como encarar decisões tão próximas umas das outras?
Para terça-feira, contra a Inter de Limeira, nas quartas de final do Paulistão, em Itaquera, Mancini indicou que deve escalar o time que descansou no fim de semana. O Timão provavelmente terá: Cássio, João Victor, Jemerson e Raul; Fagner, Gabriel, Ramiro, Luan, Otero e Lucas Piton; Cauê.
O chamado “time A”.
Na quarta, um dia depois, o elenco todo viaja para Montevidéu, no Uruguai, para fazer o mais difícil dos seis jogos da fase de grupos da Sul-Americana diante do líder Peñarol. Uma derrota coloca um ponto final no sonho de classificação corintiano para o mata-mata.
Mesmo assim, a tendência é de que o técnico tenha que escalar o seu chamado “time B” na quinta-feira. Com Cássio, que foi poupado, o time de linha se for repetido terá Luis Mandaca, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Camacho e Mateus Vital; Gabriel Pereira, Gustavo Mosquito e Jô.
As escalações podem ainda contar com alguns jogadores mais descansados, como Araos, Vitinho, Xavier, Rodrigo Varanda, Léo Natel, Adson ou até mesmo Victor Cantillo, que trata lesão muscular na coxa esquerda e pode ficar à disposição dependendo da resposta ao tratamento.
Se passar pela Inter de Limeira, aliás, o Timão já fará o jogo de semifinal no domingo. Quatro partidas em oito dias. Tudo isso com a pressão pelos resultados e com os riscos causados por eliminações.
Não serão dias fáceis para a comissão técnica do Corinthians.