sexta-feira, abril 23, 2021

Ano começa com contagem regressiva para o Baianão

O ano de 2021 começou e a expectativa para o início da temporada do futebol baiano aumentou. A largada será dada com um dos principais campeonatos estaduais do país.

O Baianão 2021 vem aí. Faltam 46 dias para o pontapé inicial à Série A.

A bola vai rolar no dia 21 de fevereiro. Serão dez clubes em campo em busca do título. Neste ano, os candidatos são Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e ECPP Vitória da Conquista.

Eles se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os quatro primeiros colocado avançarão à semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. Já o último colocado será rebaixado para a Série B de 2022.

A competição terá 13 datas e cada clube fará nove jogos na 1ª fase. A previsão de encerramento é em 23 de maio.

Além do título, também estarão em jogo vagas em competições nacionais. O campeão, vice-campeão e 3º colocado do campeonato terão direito à 1ª, 2ª e 3ª vagas da Copa do Brasil 2022, respectivamente.

O campeão também terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste de 2022. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Já as duas equipes melhores colocadas do Baianão 2021, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas na Série D de 2022. A terceira vaga será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, a terceira vaga também será destinada ao Baianão.

A Federação Bahiana de Futebol já divulgou a tabela básica, com todos os confrontos do estadual. A tabela detalhada, com datas, locais e horários dos jogos será divulgada em breve.

Além da tabela completa, o torcedor também conhecerá outra novidade antes de a bola rolar. Em negociações, a entidade também anunciará em breve qual a emissora de TV terá os direitos de transmissão do Baianão. 

- Advertisment -

Mais lidas

Vitória se reapresenta e terá desfalques importantes para duelo contra o Ceará

Com a programação bastante apertada, devido a partida no meio de semana pelo Baianão, o Vitória chegou de viagem na manhã desta...

Time feminino do Bahia contrata meia-atacante da seleção paraguaia

O time feminino do Bahia ganhou mais um reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro Série A-1. O Esquadrão anunciou nesta quinta-feira,...

Libertadores: Everson brilha e garante primeiro ponto do Atlético-MG

O Atlético-MG somou o primeiro ponto na edição 2021 da Libertadores. Nesta quarta-feira, 21, o Galo esbarrou na falta de criatividade e...

Mesmo com um a menos, Palmeiras inicia Libertadores com triunfo

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras foi até o estádio Monumental de Lima, no Peru, na noite desta quarta-feira, 21, e arrancou...