Árbitros do quadro nacional passam por 2º treinamento da CEAF-BA

0

No último sábado (25), os árbitros baianos do quadro nacional se apresentaram, no estádio de Pituaçu, para o segundo treinamento integrado com a Comissão Estadual dos Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF-BA). Anunciado pela Federação Bahiana de Futebol há pouco menos de um mês, o programa teve início no dia 11 de agosto.

No local, os árbitros passaram por uma série de atividades físicas e teóricas. O objetivo da entidade é manter o padrão de qualidade da arbitragem baiana e prestar total assistência aos profissionais.

Para o segundo encontro, o grupo compareceu ao estádio no início da manhã. Às 8h, o trabalho foi aberto com uma palestra do presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes, e dos instrutores Belmiro da Silva e Ademilton Piedade Carigé.

Em seguida, os árbitros foram submetidos a uma avaliação teórica sobre regra do jogo. Ao final da prova, a turma foi dividida em seis grupos para um estudo de regras. Os temas utilizados foram Mão na Bola e Bola na Mão, Impedimento, Faltas Táticas, Os jogadores, O equipamento dos Jogadores e Posicionamento, Postura, Gestual, sinalizações e trabalho em equipe. Cada grupo fez uma apresentação de cerca de cinco minutos sobre o seu tema.

Já no campo, os profissionais foram submetidos a um alongamento e aquecimento antes do início da aula prática. O treinamento técnico contou com circuito com movimentação e deslocamento, movimentação espelho, potência, técnica de corrida, coordenação e equilíbrio, uso do apito e bandeira, sinalizações convencionais, posicionamento com bola em jogo e fora de jogo, movimentação e controle da área penal com tomada de decisão e trabalho em equipe, e ainda um trabalho integrado árbitro central e árbitro assistente, com simulações de jogadas, faltas táticas e infrações dentro e fora da área penal com ajuda do árbitro de vídeo.

Instrutor técnico do treinamento, Belmiro da Silva comentou sobre as atividades realizadas. “A inovação foi a metodologia usada com os grupos de estudos da contextualização da regra do jogo. Nosso intuito foi aproximar cada vez mais os árbitros à comissão e os instrutores, debatendo, questionando e tirando dúvidas das regras, com a tecnologia e os grupos usando as redes sociais”, disse. “Nosso objetivo foi alcançado e todos saíram satisfeitos com o resultado do treinamento”, completou.

Participaram do evento 34 árbitros, entre centrais e assistentes. Além de Belmiro da Silva, Vidal Cordeiro e Ademilton Carigé, também integrou o quadro de instrutores o ex-árbitro FIFA, Arnaldo Menezes, mais novo membro da CEAF-BA.

Os profissionais voltam a se reunir com a comissão no dia 15 de setembro, quando será realizado o terceiro da série de treinamentos integrados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here