Nem a ovação uníssona dos colorados, nem as vaias insistentes dos gremistas. Tão acostumado a incendiar a torcida em 12 anos de Inter, D’Alessandro viverá um Gre-Nal diferente nesta quarta-feira, às 21h30, na reabertura do Gauchão. Diante das arquibancadas vazias do Estádio Centenário, o gringo tentará retomar um protagonismo adormecido no duelo com o maior rival.
Nenhum dos 34 atletas relacionados para a partida conhece tão bem as minúcias e as nuances do clássico quanto D’Ale. E não apenas pelo cartel de 36 confrontos pelo Colorado contra o Grêmio. O argentino é o artilheiro do clássico no Século XXI e persegue o seu 10º gol na rivalidade.
Aos 39 anos, o camisa 10 deve voltar ao time titular de Eduardo Coudet após iniciar no banco de reservas no empate em 0 a 0 no Gre-Nal da Arena, o primeiro da história pela Libertadores. Ao lado de Guerrero no ataque, o gringo tenta encerrar um longo jejum – seu e dos demais colorados – em duelos com o Grêmio.
D’Ale não marca um gol em Gre-Nais desde 21 de março de 2018, na vitória por 2 a 0 no Beira-Rio pelo jogo da volta das quartas de final do Gauchão. O resultado foi insuficiente para evitar a eliminação para o maior rival após a derrota por 3 a 0 no duelo de ida.

De lá para cá, D’Alessandro esteve em campo em cinco dos nove Gre-Nais disputados, com duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Em três deles, iniciou no banco de reservas e entrou no decorrer do segundo tempo. Em outro, na final do Gauchão de 2019, foi expulso sem sequer atuar.
> D’Alessandro em Gre-Nais:
- 36 jogos
- 9 gols marcados
- 15 vitórias
- 12 empates
- 9 derrotas
- 52,77% de aproveitamento
O papel secundário recente contrasta com o protagonismo quase imediato que D’Ale assumiu com gols decisivos nos clássicos desde que fincou os pés no Beira-Rio, em 2008. Mas coincide com o retrospecto recente do Inter. O Colorado não vence um Gre-Nal há sete jogos.
Desde setembro de 2018, quando Edenílson assinou a vitória por 1 a 0 pelo Brasileirão com o último gol marcado por um colorado no clássico. Depois disso, Paulo Miranda fez contra no 1 a 1 do Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão de 2019.
O controverso palco da partida, porém, desperta uma lembrança saudosista a D’Ale. Naquele mesmo Estádio Centenário, em 2014, o argentino comandou a goleada histórica por 4 a 1 no Gre-Nal que deu ao Inter o tetracampeonato do Gauchão.
Aos 39 anos, D’Ale viverá também aquele que pode ser um dos últimos Gre-Nais da carreira. O gringo tem contrato com o Inter até o fim do ano e irá renovar o vínculo – resta saber se até fevereiro de 2021 para completar a temporada, ou por mais tempo.
> INTER X GRÊMIO 4ª RODADA DO 2º TURNO DO GAUCHÃO
- Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
- Data e hora: quarta-feira (22/07), às 21h30
- Provável Inter: Marcelo Lomba; Saravia, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Moisés; Damián Musto, Edenilson, Marcos Guilherme e Gabriel Boschilia; D’Alessandro e Paolo Guerrero
- Quem está fora do Inter: Bruno Fuchs, Heitor e Thiago Galhardo
- Pendurados do Inter: Martín Sarrafiore, Rodrigo Lindoso, Musto, Praxedes, Marcelo Lomba, Marcos Guilherme, Natanael e Guilherme Pato
- Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Alisson e Everton; Diego Souza.
- Quem está fora do Grêmio: Bruno Cortez e Lucas Silva
- Pendurados do Grêmio: Lucas Silva, Kannemann e Paulo Miranda
- Arbitragem: Daniel Nobre Bins comandará o Gre-Nal em Caxias do Sul. Ele terá como auxiliares Rafael Alves e Maurício Penna. O quarto árbitro será Anderson Farias
- Transmissão: RBS TV transmite o jogo para todo o Rio Grande do Sul. O Premiere apresenta o clássico para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos