domingo, agosto 7, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeBrasileirão - Serie AAssembleia do Vasco aprova eleições diretas com 1.362 votos de sócios; resultado...

Assembleia do Vasco aprova eleições diretas com 1.362 votos de sócios; resultado está sub judice

Realizada nesse domingo, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou as eleições diretas para presidente no Vasco. Após semana de idas e vindas com decisões judiciais, o resultado da votação online – divulgada em nota pelo presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, às 0h45 min de segunda-feira – apontou 1.362 votos a favor, 22 contra e seis em branco.

Os efeitos deste resultado (98% a favor), porém, estão sub judice. No sábado, o desembargador André Emilio Ribeiro, no plantão do judiciário, concedeu liminar a dois sócios do clube que questionam ritos do processo comandado pelo presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa. Por isso, suspendeu os efeitos da AGE até ser analisado pelo relator competente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Resultado divulgado pelo presidente da AGE

2.218 sócios se cadastraram para a votação eletrônica

1.678 associados foram considerados aptos a votar

1.390 sócios votaram

1.362 associados votaram a favor

22 sócios votaram contra

6 associados votaram em branco

  • Desembargador suspende efeitos de resultado da Assembleia até decisão do relator competente
  • Presidente da Assembleia Geral do Vasco faz convocação de Junta eleitoral para esta segunda
  • Diretor de empresa revela ataque de hacker e garante segurança de votação no Vasco
  • Sem reunião de mesa, Mussa abre AGE do Vasco
  • AGE que votará diretas divide pré-candidatos do Vasco; veja o que eles pensam

Anteriormente, a aprovação da alteração estatutária passou por unanimidade no Conselho Deliberativo, mas envolveu também movimento de sócios vascaínos, intitulado “Nova Resposta Histórica” – com pouco mais de mil assinaturas para pedir a Assembleia Geral, sem passar pelo conselho do clube, o que provocou brigas e contestações dos demais poderes do clube. A convocação foi feita sem apresentação da lista de votantes, o que segue em discussão também na Justiça.

Às vésperas da AGE, o presidente do Vasco, Alexandre Campello, em nota oficial, disse que não reconhecia a votação deste domingo. Em manifestação conjunta, os demais poderes também refutavam a validade da consulta ao sócio vascaíno. Nenhum deles participou da mesa diretora neste domingo, que teve apenas Mussa e seus dois secretários.

Desde a convocação até a apresentação de impugnações e análise de recursos no clube, a AGE foi marcada por disputas internas e externas, no poder judiciário. Mussa conseguiu na Justiça a manutenção da data, mas a contratação da empresa era encargo de Campello – porém, foi Mussa quem fez o pagamento. Ele alegou que o presidente não quis contratar a companhia indicada.

Outra questão foi a auditoria externa. Houve indicação de Mussa a Campello. O ge mostrou que não houve contratação de auditoria indicada anteriormente no edital, mas, depois, a presidência da Assembleia Geral apontou empresa para realizar o serviço. Auxiliado por advogado da “Sempre Vasco”, Mussa enfrentou série de críticas sobre partidarismo no processo eleitoral e rebateu em nota oficial.

Mussa lamenta “entraves e embaraços”

Em nota de três páginas, Mussa comentou o resultado da eleição e fez breve descrição dos acontecimentos dos últimos dias. Lamentou “entraves e embaraços” para a realização da AGE e disse que “apesar” destas questões foram mais de dois mil cadastrados.

A primeira experiência virtual de votação online da história do Vasco reuniu menos votos do que as eleições neste século. Em 2000, foram 2.050 votos. No ano de 2003, 2.837 votantes. Três anos depois (2006), 3.264 associados compareceram às urnas. A eleição terminou anulada e, em 2008, foram menos de 900 votos. Em 2011, 2.716 votantes.

Em 2014, a maior votação da história do clube com 5.592 votantes. Na última eleição, descontados a urna 7, anulada pela Justiça, foram 4.038 votos.

Confira a nota de Mussa na íntegra

Resultado a AGE do Vasco - Parte 1 — Foto: Reprodução

Resultado a AGE do Vasco – Parte 1 — Foto: Reprodução

Resultado a AGE do Vasco - Parte 2 — Foto: Reprodução

Resultado a AGE do Vasco – Parte 2 — Foto: Reprodução

Resultado a AGE do Vasco - Parte 3 — Foto: Reprodução

Resultado a AGE do Vasco – Parte 3 — Foto: Reprodução

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas