segunda-feira, julho 4, 2022
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Atletas do Ceará estão com níveis de força similares aos de antes da pausa; preparador elogia e explica

O Ceará já treina de forma presencial há mais de um mês. Desde a último confronto na Arena Castelão (Ceará 2 x 1 Sport, no dia 15 de março), já sem a presença do torcedor, são 110 dias sem bola rolando em campo. Desse tempo, 77 dias foram sem atividades presenciais. Para além do protocolo de segurança estipulado para minimizar possibilidades de contágio de Covid-19, a comissão técnica precisou planejar os tipos de exercícios que seriam executados com o grupo: carga gradativa, dieta diferenciada, novos ciclos de exames clínicos, testes de performance e, obedecendo às medidas médicas, evolução monitorada de atividades em campo.

Em entrevista ao site do Ceará, o preparador físico Eduardo Balallai comentou como o grupo voltou depois desse período longe dos treinos presenciais.

– Os atletas são bem conscientes e profissionais. O atleta sabe da necessidade de se manter ativo durante a pausa. O que podemos constatar agora no retorno é a quase normalidade. Durante as avaliações, nós conseguimos mensurar esses níveis de força e eles ficaram bem próximos aos níveis anteriores, de antes da parada – garante.

Ele falou sobre quais as especificadas para treinos de força nesse momento até que os jogos retornem.

Fernando Prass, goleiro, Ceará — Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

– Força e potência muscular são valências importantíssimas para o atleta de alta performance. Durante esse período de ‘destreinamento’, era uma preocupação nossa a manutenção ou, pelo menos, uma perda menos significativa disso. Porque até então, não sabíamos quanto tempo iríamos ficar inativos. Os índices de força e a potência muscular demoram um pouco mais a cair se comparados aos índices do rendimento cardiorrespiratório. Mesmo não tendo o cenário ideal de treinos, a manutenção dessas atividades, duas, três vezes na semana, nos deu uma garantia de que conseguiríamos manter esses níveis de força similares aos da antes da parada. E foi o que podemos constatar.

Balallai comentou sobre os treinos de força como agente preventivo de lesões.

– Historicamente, o treino de força era baseado muito no empirismo. Havia muita discordância entre os preparadores físicos em relação às metodologias. Com os estudos, esses mitos caíram por terra. Hoje, está mais do que provado que o treino de força melhora todas as valências físicas no futebol, além de ajudar na prevenção da incidência de lesões. É impossível você evitar lesão, pois ela é multifatorial. Mas alguns estudos já falam que os treinos de força reduzem em até 1/3 da incidência das lesões. Além disso, esses treinos melhoram os sprints, saltos, acelerações e desacelerações dos atletas. E isso é de suma importância para o jogo de futebol. Mas não é só o treino de força que vai prevenir lesões. Trabalhos de mobilidade e propriocepção feitos todos os dias e a junção de todas outras abordagens nos exercícios nos levam à diminuição da incidência de lesão.

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