Com camisa nova, 1º gol de Leo Moura e fim do jejum de Luan, Grêmio vence em estreia na Libertadores

Usando pela primeira vez sua nova camisa para 2017, o Grêmio começou sua trajetória na Libertadores com uma vitória por 2 a 0 sobre o Zamora, da Venezuela, nesta quinta-feira, no estádio Rafael Agustín Tovar, em Barinas, pela 1ª rodada do grupo 8.

Para conseguir o triunfo, porém, a equipe do técnico Renato Gaúcho teve que superar um início ruim de partida, quando a equipe venezuelana pressionou e exigiu boas defesas do goleiro Marcelo Grohe, principalmente em chutes de Uribe e Peña.

A partir dos 20 minutos, no entanto, o “Imortal” passou a controlar a partida e foi aos poucos criando oportunidades. Michel, isolando para longe, e Jaílson, em cabeçada perigosa, por muito pouco não colocaram os gaúchos na frente. A resposta zamorana veio com Peña, errando livre na área aos 42 .

Quando parecia que a partida iria empatada para o intervalo, Pedro Rocha enfiou ótima bola para Leo Moura, já nos acréscimos, girar e soltar uma bomba no canto do goleiro.

Foi o primeiro tento do lateral direito desde que ele foi contratado pelo Grêmio. E, curiosamente, com a mística camisa 16 do ídolo Jardel, atacante que foi herói da conquista do bi continental em 1996.

Na segunda etapa, o Tricolor matou o jogo logo no início, depois que o zagueiro Ovalle cometeu pênalti escandaloso em cima de Ramiro. Luan assumiu a responsabilidade e apenas deslocou o arqueiro Salazar, ampliando a contagem para os brasileiros.

Com isso, o camisa 7 encerrou um longo jejum de gols pela equipe de Porto Alegre. Ele não marcava desde 26 de outubro do ano passado, em partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 10 partidas passando em branco

No restante da partida, os comandados de Renato Gaúcho tentaram administrar o resultado, principalmente pelo forte calor em Barinas, e não sofreram muitos sustos com o time da casa. Quando Zamora chegou, o zagueiro Kannemann e Marcelo Grohe atuaram com segurança.

Vale lembrar que o time gaúcho atuou desfalcado do zagueiro Pedro Geromel, que sofreu uma fratura na costela na partida contra o Internacional, no último sábado. Por isso, Rafael Thyere atuou em seu lugar – e Bruno Rodrigo, ex-Cruzeiro, foi contratado às pressas na última quarta para reforçar a defesa gremista.

Com o resultado, o Grêmio já soma três pontos e lidera a chave 8, à frente do Guarani-PAR no saldo de gols (+2 contra +1). O Deportes Iquique-CHI é o 3º colocado, logo à frente do clube venezuelano, que fica com a lanterna pelo saldo pior (-2 contra -1).

Na próxima rodada, o “Imortal” recebe o Iquique, dia 11 de abril, às 21h45 (de Brasília), na Arena. No dia seguinte, às 19h30, o Guarani pega o Zamora na capital do Paraguai.

  • Ficha técnica

FICHA TÉCNICA
ZAMORA-VEN 0 x 2 GRÊMIO

Local: Estádio Rafael Agustín Tovar, em Barinas (VEN)
Data: 9 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana e Cristian Navarro (ambos ARG)
Cartões amarelos: Ovalle e Vargas (ZAM)

GOLS
GRÊMIO: Léo Moura, aos 45 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 6 minutos do segundo tempo

ZAMORA: Salazar; Faría (Hernández), Óscar Hernández, Filipetto e Ovalle; Melo, Vargas (Pinto), Gallardo, Peña e Clarke (Sosa); Uribe Técnico: Francesco Stifano

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Rafael Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Jailson, Ramiro, Pedro Rocha (Barrios) e Miller Bolaños (Fernandinho); Luan (Everton) Técnico: Renato Gaúcho