Com ‘pé’ na Copa: Tite já tem 18 nomes certos; veja quem eles são

Matematicamente ainda não, mas o Brasil já está com um “pé” na Copa do Mundo, depois de ter goleado o Uruguai por 4 a 1, na última quinta-feira. Afinal, com 30 pontos somados nas eliminatórias sul-americanas, nenhuma equipe até hoje ficou de fora do Mundial. Tendo este cenário em vista, já se pode pensar no futuro. Como será na Rússia?

Nada menos que 17 nomes sempre foram lembrados por Tite, sendo que a maioria deles é titular. Há também o caso de Gabriel Jesus, que não foi chamado desta vez por fratura, mas nitidamente faz parte da seleção brasileira construída pelo gaúcho.

Considerado que na Copa do Mundo o treinador poderá inscrever 23 jogadores, os atuais 18 homens de confiança de Tite correspondem a 78% do elenco.

São eles: Alisson, Weverton, Marquinhos, Miranda, Gil, Daniel Alves, Fagner, Marcelo, Filipe Luís, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Neymar, Philippe Coutinho, Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus. Nos casos de Marcelo, Douglas Costa e Casemiro, eles não estiveram à disposição em todos os jogos devido a lesões. Já Paulinho e Neymar, além do próprio Marcelo, perderam um confronto cada por suspensão.

Vale ressaltar que não foi levado em conta o amistoso contra a Colômbia, em janeiro deste ano, no qual participaram apenas atletas que atuam no futebol brasileiro.

Lógico que falta mais de um ano para a Copa, e é impensável definir no momento quais serão os 23 nomes que irão em busca do hexa. Porém, uma base já está bem desenhada.

  • Goleiro

Alisson é o titular inquestionável, já que atuou todos os minutos desde a chegada de Tite, ainda que pesa contra o fato de não jogar com grande frequência na Roma. o que acaba por reforçar a confiança do técnico da seleção nele. Presente em todas as convocações, Weverton é outro nome que está à frente dos demais. Alex Muralha aparece na sequência, tendo figurado nas segunda e terceira convocações, mas acabou perdendo espaço na última lista para Ederson, que vive ótimo momento no Benfica e é especulado no Manchester City. Marcelo Grohe apareceu nos dois primeiros jogos de Tite, mas perdeu espaço.

  • Zagueiro

Marquinhos e Miranda formaram a dupla de zaga em todas as partidas sob o comando de Tite e são nomes consolidados. Thiago Silva, que estava lesionado quando o treinador fez sua primeira convocação, figurou nas listas desde então e é nome de confiança, assim como Gil, que nunca fui esquecido pelo comandante. Rodrigo Caio e Pedro Geromel apareceram uma vez cada nos chamados de Tite. O são-paulino, por sinal, foi incluído para as partida contra Peru e Argentina, ocasião em que foram convocados outros quatro zagueiros. O gremista só apareceu na primeira convocação.

  • Lateral direito

Daniel Alves é o dono da lateral direita com o Tite, tendo atuado todos os minutos. Fagner, apesar de não ter atuado nas eliminatórias sob o comando do seu ex-técnico no Corinthians, sempre foi lembrado e é a primeira opção depois do atleta da Juventus. Mariano, chamado para a partida contra o Paraguai nesta terça-feira devido à suspensão do titular, tornou-se o terceiro nome chamado por Tite para a posição.

  • Lateral esquerdo

Marcelo atuou quatro vezes, apenas uma a mais do que Filipe Luís, mas é o dono da posição, tendo em vista que sempre foi chamado pelo técnico, mas acabou como desfalque em dois jogos por lesão e um por suspensão. Correndo por fora (ao menos por enquanto) na disputa com eles, aparecem Fábio Santos e Wendell, que foram convocados quando o atleta do Real Madrid não tinha condições de jogo.