Nesta quinta-feira (9), às 19h15, em São Januário, o Vitória enfrenta o Vasco pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida é considerado fundamental para garantir a classificação no Barradão.
O retrospecto é favorável ao Leão nos confrontos. Em 40 jogos oficiais, foram 17 vitórias do Vitória contra 13 do Vasco, e dez empates. Em 2010, na campanha do vice-campeonato, o time baiano despachou o Cruzmaltino nas quartas de final.
A disputa da vaga é considerada por muitos uma prova de fogo para o técnico Argel Fucks. Mesmo com boa campanha na Copa do Nordeste e Baianão, a torcida cobra um futebol convincente da equipe.
Com o zagueiro Fred em tratamento no departamento médico, devido a um trauma no joelho sofrido na partida diante do Galícia, a dupla de zaga deverá ser formada por Kanu e Alan Costa. Na lateral direita dois atletas brigam por vaga: Patric e José Welison.
Provável Escalação – Fernando Miguel, Patric (José Welison), Kanu, Alan Costa e Euller; Willian Farias, Uillian Correia, Cleiton Xavier e Gabriel Xavier; Kieza e André Lima. Técnico: Argel Fucks.
Vasco
A equipe do treinador Cristóvão Borges busca seu primeiro triunfo na temporada contra um clube da Série A. Até aqui, a equipe foi goleada por 4 a 1 para o Corinthians, na Flórida Cup. E sofreu derrotas para Fluminense e Flamengo pelo Campeonato Carioca.
O meia Nenê, que estava no departamento médico, foi confirmado pelo técnico Cristóvão Borges em entrevista coletiva, nesta quarta-feira.
“Nenê treinou todos os esses dias. A preocupação foi o que ele sentiu antes do jogo do Vila Nova. Estava com dor mais fote, mais aguda, poderia ser um risco dele jogar e depois perdermos ele por muito tempo. Deu tempo para recuperar. Daí para frente, vem progressivamente. Fez todos os treinos, está apto pra jogar”, disse.
Outro destaque do time é o meia Escudero, que já foi destaque atuando no Vitória.  O argentino deve começar a partida no banco de reservas.
Ainda não será nesta quinta-feira que o torcedor do Vasco poderá ver Luis Fabiano em campo. O jogador deve reunir condições para o segundo duelo, no Barradão, no dia 16 de março.
Provável escalação – Martín Silva, Gilberto, Rodrigo, Rafael Marques e Henrique; Jean, Douglas, Wagner e Nenê; Kelvin e Thalles. Técnico :Cristóvão Borges.
FICHA TÉCNICA
Vasco x Vitória – Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h15
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo