domingo, janeiro 23, 2022
BANNER_728x90px (4)
HomeSELEÇÃO BRASILEIRAData Fifa pode classificar 17 seleções para Copa; veja quem depende só...

Data Fifa pode classificar 17 seleções para Copa; veja quem depende só de si

Oito seleções já carimbaram seus passaportes para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A Data Fifa de outubro pode colocar mais 17 equipes no Mundial.

Até o momento, somente Rússia (país-sede), Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita garantiram-se, nesta ordem, no Mundial. Destes, apenas os sauditas não estiveram na última edição da competição.

É certo que conheceremos mais oito classificados na Europa, dois na América Central e do Norte, e três na América do Sul. Quatro africanos também podem garantir classificação, sendo que apenas a Nigéria só depende de suas forças.

Confira como está a situação de cada uma das eliminatórias, lembrando que seis vagas serão definidas por repescagem, sendo quatro em disputas europeias, uma entre o quinto sul-americano contra a Nova Zelândia, e outra entre o quarto da Concacaf contra o vencedor de Síria e Austrália.

 América do Sul

 

A única fase da eliminatória conta com dez times jogando entre si. Os quatro primeiros se classificam diretamente, enquanto que o quinto disputará a repescagem contra a Nova Zelândia. Restam apenas duas rodadas.

O Brasil já está classificado há tempos, e também já assegurou o simbólico título da disputa. Uruguai (27), Colômbia (26), Peru (24), Argentina (24), Chile (23), Paraguai (21) e Equador (20) seguem todos com chances de classificação direta ou de repescagem. Somente Bolívia (13) e Venezuela (oito) estão eliminados.

O Uruguai depende apenas de uma vitória para se garantir de forma direta na Copa e vai encarar justamente os dois eliminados. Colômbia, Peru, Argentina e Chile dependem apenas de si, já que haverá muito confronto direto nas duas rodadas restantes

 

  • América Central e do Norte

 

A quinta fase tem um hexagonal em que os três primeiros colocados se garantem na Copa. O quarto disputará a repescagem contra Síria ou Austrália.  Restam duas rodadas.

O México (18) já está garantido no Mundial. A Costa Rica (15) tem, ao menos, uma vaga na repescagem assegurada, enquanto que Panamá (dez), Estados Unidos (nove) e Honduras (nove) também estão na briga pela vaga direta. Já Trinidad e Tobago (três) possui apenas uma remota possibilidade de ir à repescagem.

Para guarantir a vaga direta, a Costa Rica precisa apenas de um empate contra Honduras ou Panamá. Já aos panamenhos é preciso vencer seus dois confrontos. Porém, uma vitória contra os Estados Unidos pode bastar se a Costa Rica vencer Honduras.

 Ásia

 

Com a eliminatória já encerrada, Irã (22 pontos) e Coreia do Sul (15), no grupo A, e Japão (20) e Arábia Saudita (19), na chave B, garantiram-se no Mundial. Síria e Austrália enfrentam-se em 5 e 10 de outubro para definir o adversário do quarto colocado da Concacaf por um lugar na Copa. Assim, a Ásia pode ter no máximo mais um representante na Rússia.

 

  • África

 

 A terceira fase da eliminatória tem cinco chaves com quatro times cada. Apenas os campeões de cada uma estarão na Copa do Mundo. Não há repescagem. No momento, restam duas rodadas e não há classificados definidos.

Na chave A, Tunísia (dez pontos) e República Democrática do Congo (sete) estão na briga; na B, Nigéria (dez) e Zâmbia (sete) disputam a vaga, enquanto que Camarões (três) e Argélia (um), que disputaram a última Copa, estão eliminadas; no grupo C, todos ainda seguem com chances: Costa do Marfim (sete), Marrocos (seis), Gabão (cinco) e Mali (dois);

Na chave D, também está tudo em aberto: Burkina Faso (seis), Cabo Verde (seis), Senegal (cinco) e África do Sul (um), sendo que o confronto entre Senegal e África do Sul será remarcado; no E, somente o Congo está eliminado. Egito (nove), Uganda (sete) e Gana (cinco) lutam pela classificação.

Na rodada de outubro, apenas a Nigéria tem força de garantir sua vaga sem depender de ninguém. Para isso basta vencer, em casa, Zâmbia, segunda colocado do grupo B.

Egito, Costa do Marfim e Tunísia também podem carimbar seus passaportes, mas dependem de outros resultados.

 

  • Oceania

 

A Nova Zelândia garantiu-se como classificado do continente ao superar as Ilhas Salomão (por 6 a 1 e 2 a 2). Agora, a seleção espera pela definição do quinto colocado da América do Sul para saber contra qual time irá disputar uma vaga no Mundial.

 

  • Europa

 

A eliminatória conta com nove chaves, e o campeão de cada uma se garante na Copa. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em uma repescagem local, sendo que os quatro vencedores vão ao Mundial. Restam apenas duas rodadas para o fim do qualificatório.

No grupo A, França (17 pontos), Suécia (16), Holanda (13) e Bulgária (12) têm chances tanto de classificação direta quanto de repescagem, sendo que apenas os franceses dependem só de si; no B, Suíça (24) e Portugal (21) já garantiram as duas primeiras posições, deixando a briga apenas entre ambas, que se encaram na última rodada;

 No C, a situação é quase idêntica. A Alemanha (24) está muito perto do Mundial, enquanto que a Irlanda do Norte (19) deve ir à repescagem. As duas seleções se enfrentam na quinta-feira, na Irlanda do Norte, mas um empate ou vitória alemã coloca os atuais campeões na Copa.

Na chave D, a Sérvia (18) tem, no mínimo, um lugar na repescagem assegurado e precisa vencer um dos dois jogos para se garantir na Rússia. País de Gales (14) e Irlanda (13) seguem na briga pela classificação direta. Já a Áustria (nove) conseguirá, no máximo, um posto na repescagem.

No grupo E, a disputa segue aberta para três seleções: Polônia (19), Montenegro (16) e Dinamarca (16). Montenegrinos e dinamarqueses se enfrentam na quinta, e a Polônia, que joga contra Montenegro na última rodada, só depende de si.

No F, a briga envolve quatro países: Inglaterra (20), Eslováquia (15), Eslovênia (14) e Escócia (14). Uma vitória inglesa coloca os campeões de 66 no Mundial.

Na chave G, a Espanha (22) está pelo menos na respescagem e só depende de si, a Itália (19) segue na disputa pela vaga direta e a Albânia (13) pode, no máximo, ir à repescagem; na H, a Bélgica (22) está confirmada no Mundial, enquanto que Bósnia e Herzegovina (14), Grécia (13) e Chipre (dez) disputam o posto na repescagem.

Por fim, no grupo I, Croácia (16), Islândia (16), Turquia (14) e Ucrânia (14) estão na disputa pelos dois primeiros lugares. Os croatas, atuais líderes, são os únicos que não precisam secar rivais para ir à Copa.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas