Apesar da iminência de uma flexibilização do governo do Rio Grande do Sul sobre os treinos coletivos, o Grêmio garante que viajará a Santa Catarina na próxima segunda-feira para dar um passo à frente nas atividades. O trabalho em Criciúma vai priorizar a readaptação do elenco ao ritmo de jogo.
O planejamento da comissão técnica prevê dois momentos. Primeiro, atividades táticas com o técnico Renato Gaúcho, que deixará o Rio de Janeiro e encontrará a delegação em Santa Catarina. No treino conhecido como “fantasma”, quando não há adversário, a ideia será aprimorar posicionamento e orientações.
Os trabalhos serão alternados em campo reduzido, com uma área menor de ação para os jogadores, e depois evoluir para coletivos, conforme apurou o GloboEsporte.com.
A readaptação à velocidade da bola e ao tamanho do esforço necessário para cumprir as funções ganharão atenção especial. Os coletivos em campo aberto devem aparecer à medida que os jogos se aproximarem. Retomar o entrosamento, portanto.
Todo o material de campo usado pelo Grêmio será levado de Porto Alegre para evitar contatos desnecessários em Santa Catarina. A parte física, exaustivamente trabalhada nos últimos dois meses, ficará para os aquecimentos. A sala de musculação do CT do Criciúma pode ser utilizada.
Prevenção de lesões
A comissão técnica também entende que o grupo está bem preparado para retomar as atividades com bola. Ou seja, apesar de sempre existir a possibilidade de lesões, os níveis de força, potência e resistência são considerados no ponto para proteger os atletas de possíveis problemas.
A viagem está marcada para a segunda-feira e, dependendo do horário de chegada a Criciúma, os jogadores podem fazer uma atividade leve. Os atletas levarão os próprios fardamentos, já utilizados no dia a dia do CT Luiz Carvalho.
As chuteiras, constantemente higienizadas, assim como alguns outros materiais, ficarão a cargo da rouparia do clube.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/r/T/4cuZSBSPCojZMvYpTIkg/50083548227-594f4f2d41-k.jpg)
Grêmio abriu a 10ª semana de treinos físicos desde o retorno às atividades — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
O Grêmio deve ficar em torno de 10 dias em Criciúma. Nesta quinta-feira, o governo estadual pode se manifestar sobre o Gauchão, que tem 26 de julho como data limite para o reinício.
Com a saída do grupo principal de Porto Alegre, o time de transição retoma os treinos físicos no CT Luiz Carvalho na próxima semana.