O clima que já não era bom no Bahia desde o vice-campeonato da Copa do Nordeste ficou ainda mais turbulento nesta semana. Depois do empate com o São Paulo e a derrota para o Ceará, nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Tricolor viu integrantes de torcida organizada protestarem em frente ao centro de treinamento do clube. Neste sábado, encara o Palmeiras pressionado a reencontrar o caminho das vitórias e melhorar a relação com o seu torcedor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/T/a/0FIyLMR4ePgZLwyPejJw/50273171182-6dfee8620f-c.jpg)
Daniel em treino do Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
O início de Campeonato Brasileiro do Bahia é até superior ao de 2019. Na edição de 2020, o Tricolor está em 8º lugar, com sete pontos, um a mais que o que tinha neste mesmo momento da competição no ano passado. O que acontece é que a relação entre clube e torcida está estremecida desde muito antes.
O Bahia foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil diante do River-PI, no início do ano, e perdeu jogando mal os dois jogos que fez diante do Ceará, na final da Copa do Nordeste.
Bem antes disso, no entanto, ainda no Brasileirão de 2019, o time já havia frustrado seus torcedores. Na Série A, fez um grande primeiro turno e deu indícios de que lutaria por uma vaga na Libertadores, mas acabou fazendo uma campanha decepcionante na parte final da competição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/N/D/YiUpUITjmaiBmc0wDNmw/bahia2.jpg)
Torcida do Bahia protestou em frente a Cidade Tricolor — Foto: Divulgação
Neste clima, Roger Machado teve a primeira semana livre para trabalhar o grupo desde a retomada do futebol. Ou quase isso. Na segunda-feira, o mau tempo de Salvador provocou atraso no voo da delegação do Tricolor, que retornava de Fortaleza. Com isso, a preparação, de fato, só começou na quarta. E a expectativa é que o treinador tenha usado o tempo para fazer testes e mexer no time titular.
É em meio a essas tensões, que o Bahia vai receber o Palmeiras no estádio de Pituaçu, onde venceu os dois jogos que fez no Campeonato Brasileiro: o Tricolor venceu o Coritiba por 1 a 0 e o Bragantino por 2 a 1.
O time provável do Bahia para o jogo deste sábado tem: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Zeca (Juninho Capixaba); Gregore (Daniel), Ronaldo e Rodriguinho; Élber, Rossi e Gilberto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/A/3/AhD2o2RW2pDW2otpkawA/bahia-1-.png)
Provável Bahia para partida contra o Palmeiras — Foto: Infoesporte
O jogo
Bahia x Palmeiras, 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Quando: sábado, 30 de agosto;
- Onde: estádio de Pituaçu;
- Horário: 19h (de Brasília)
- Time provável: Anderson, Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Zeca (Juninho Capixaba); Gregore (Daniel), Ronaldo e Rodriguinho; Élber, Rossi e Gilberto;
- Pendurados:
- Desfalques: Douglas e João Pedro estão machucados;
- Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (RJ) apita o jogo auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Correia (RJ). Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) é árbitro de vídeo, que tem como assistentes Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) e Diogo Carvalho Silva (RJ).