Antes mesmo de a temporada começar, Cleveland Cavaliers e Golden State Warrios sempre foram colocados como os grandes favoritos da temporada da NBA. Primeiro por serem os últimos finalistas e depois por terem melhorado ainda mais os elencos.

E, de fato, os dois times dominaram sua conferências até agora. Mas, com a fase de classificação chegando ao fim, a história mudou. Enquanto os Warriors caminham até que tranquilamente, mesmo com a lesão de Kevin Durant, os Cavs enfrentam uma verdadeira crise, com seis derrotas nas 12 últimas partidas.

Mas o que explica isso? Parece bem claro que o principal problema de Cleveland está na defesa. E uma análise mais minuciosa nos números mostra que o problema pode estar também na entrega – ou na falta dela – dos jogadores em cada partida.

A NBA tem algumas estatísticas que mostram o quanto um time briga por cada bola. E, em praticamente todos esses números, os Cavs aparecem entre os cinco piores. Os Warriors, por sua vez, sempre estão entre os melhores. Vamos a eles:

Steals (roubos de bola)

O número de vezes que o time rouba a bola do adversário. Os Warriors são os melhores da liga (9,7 por jogo), enquanto os Cavs são os piores (6,6).

Blocks (tocos)

O número de vezes que o time impede o arremesso do rival. Os Warriors são os melhores da liga (6,7 por jogo), os Cavs são os quartos piores (4).

Deflections (bolas desviadas)

Mostra o número de vezes em que o time desvia uma bola em uma jogada que não é de arremesso. Os Warriors são os melhores da liga (19 por jogo), enquanto os Cavs são os quartos piores (13,8).

Losse balls recovered (bolas vivas recuperadas)

Mostra o número de vezes que o time recupera uma chamada ‘bola viva’, aquela que não está em posse de nenhuma das duas equipes. Os Warriors são os melhores com (7,3 por jogo), enquanto os Cavs são os terceiros piores (5,9).

Contested shots (arremessos marcados)

Mostra a porcentagem dos arremessos dos rivais que são feitos com a marcação próxima. Os Warriors são os segundos melhores da liga (68,6%), enquanto os Cavs são os sextos piores (60,3%).

Charges drawn (faltas cavadas)

Mostra os números de faltas que cada time consegue cavar enquanto o adversário está atacando. É o quesito em que os dois times são parecidos. Os Cavs estão em 21º, com 0,43 por jogo, enquanto os Warriors estão em 22º com 0,42.

Screen assists (assistência em corta-luz)

A única estatística de ataque. Mostra o número de corta-luz no jogo que abrem espaços para uma cesta imediata. Os Warriors são os segundos melhores (12,8 por jogo). Os Cavs nem estão tão mal, mas ainda ficam bem atrás, em 13º (10,3).