sábado, junho 25, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeFutebol InternacionalFim de um era? Depois de 20 anos, Barcelona pode ter pela...

Fim de um era? Depois de 20 anos, Barcelona pode ter pela 1ª vez time titular sem brasileiro

A iminente saída de Neymar do Barcelona, além de ser concretizada como a maior negociação da história do futebol, pode marcar o fim de uma era no clube catalão. Desde a temporada 1996/97, o time conta com pelo menos um brasileiro em sua escalação titular

É verdade que Douglas, Rafinha Alcântara e Marlon também fazem parte do plantel do Barça. Porém, os dois primeiros são outros que estão próximos de deixar a equipe blaugrana, e o terceiro não deve ganhar a vaga de Piqué ou Umtiti no time principal.

Em 1996/97, Ronaldo e Giovanni foram contratados pelo Barcelona para dar início a este período. A presença do astro bicampeão mundial durou pouco e, no ano seguinte, ele se transferiu para a Internazionale. Se Ronaldo saiu, Rivaldo e Sonny Anderson chegaram para fazer companhia ao ex-santista.

Durante os cinco anos em que ficou no Barça, Rivaldo foi presença certa no time titular. Das 235 partidas disputadas, em 229 ele começou o jogo. O atacante viu os parceiros Giovanni e Sonny deixarem o clube, bem com Fábio Rochemback e Geovanni serem adquiridos pelos blaugranos, antes de se transferir para o Milan, em 2002.

Os dois recém-chegados ganharam a companhia de Thiago Motta para a temporada 2002/03. No final daquele ano, o trio deixaria o Barcelona e outros dois jogadores dariam sequência a era de brasileiros por lá. Entre eles, Ronaldinho Gaúcho.

Após o astro completar o primeiro ano dele na Catalunha, seus companheiros no título mundial de 2002, Belletti e Edmílson, chegaram para atuar ao lado de Ronaldinho. Além deles, Sylvinho esteve entre as contratações do Barça para 2004/05.

O quarteto atuou junto por três anos e integrou o time que conquistou a segunda Champions League do clube – o título, inclusive, foi vencido com um gol decisivo de Belletti na prorrogação do duelo contra o Arsenal.

Já em 2008/09, Daniel Alves, ainda com Sylvinho ao seu lado, daria início à trajetória que o faria um ídolo dos catalães. Nos oito anos que ficou no Barça, o lateral fez história com a camisa azul-grená. Foram três Ligas dos Campeões e Mundiais FIFA, seis Campeonatos Espanhóis e o recorde de brasileiro com mais partidas pelo clube (391).

Durante este período, Daniel viu a chegada de vários compatriotas, como os Maxwell e Adriano, que também atuam pelos lados. Além deles, Rafinha foi promovido ao time profissional e Neymar, em 2013, se transferiu do Santos para o clube blaugrano.

Em quatro anos na Catalunha, o jogador que pode encerrar o ciclo de brasileiros no time principal do Barcelona acumula 186 jogos, 105 gols e uma média de 0,56 gol/jogo. Depois do camisa 11, o lateral Douglas e o zagueiro Marlon também foram contratados , no entanto, os atletas somam juntos apenas onze jogos pelo time.

Ainda neste período, os zagueiros Tiago Calvano e Henrique, bem como o atacante Keirrison foram adquiridos, mas nunca chegaram a disputar nenhuma partida pelo clube.

 Dani Alves diz que ajudou Neymar a ir para o Barcelona e torce por acerto com o PSG: ‘Tomara que venha’

Se dependesse apenas do Barcelona, a sequência de brasileiros no seu time principal seria mantida. Isso porque, a cúpula catalã já demonstrou muito interesse em contratar Philippe Coutinho, do Liverpool. Porém, os Reds, não estão dispostos a negociar o jogador.

O clube inglês já rejeitou uma proposta de 72 milhões de libras (R$ 290 milhões) do Barcelona e aviou os espanhóis que o meia-atacante não seria vendido por preço algum nesta janela de transferências.

Recentemente, o técnico Jurgen Klopp falou sobre o assunto e foi enfático: “Se você diz que ele não está disponível para ser vendido, onde está a interpretação? A palavra ‘não’ significa que não há interpretação. Não há nada novo”, afirmou.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas