Flamengo e Fluminense avançaram à final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, com uma motivação extra para serem campeões. O título vale um passe “livre” no Estadual e a chance de focar mais em outros torneios.

A ideia pode parecer extranha, mas é isso mesmo. E o motivo é simples. O regulamento do Campeonato Carioca assegura ao campeão do primeiro turno vaga direta na semifinal decisiva do torneio, independentemente da colocação no segundo turno (Taça Rio).

As semifinais pelo título do Estadual serão nos dias 22 e 23 de abril, entre os campeões de cada turno mais os dois clubes com mais pontos ao longo da competição.

Mas é se o mesmo time vencer os dois turnos?

Diferentemente de outros anos, nesta edição vencer os dois turnos não dá o título antecipado do Estadual. De qualquer jeito haverá semifinais e final do Carioca.

Se houver campeão de turno repetido, as semifinais serão disputadas por ele e pelos três times com mais pontos ao longo da competição.

Ou seja, ao ganhador do primeiro turno bastará cumprir tabela na Taça Rio.

  • Flamengo campeão do 1º turno

Se isso acontecer, o time rubro-negro poderá tirar proveito para rodar o elenco, isto é, dar chance para reservas e jogadores jovens e focar na Libertadores. A equipe terá três compromissos no torneio antes da semifinal do Estadual

Dia 8 de março, jogará com o San Lorenzo, da Argentina, no Maracanã. No dia 15, o confronto será com a Universidad Católica, do Chile, fora. Dia 12 de abril o duelo será contra o Atlético Paranaense, no Rio, em estádio a ser confirmado.

  • Fluminense campeão do 1º turno

Se isso acontecer, o time tricolor poderá priorizar a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, poupando os titulares no Carioca. Pelo torneio nacional tem jogo agendado para o dia 1º de março contra o Sinop. Mais duas fases estão previstas na sequência

Além disso, no dia 5 de abril, o Fluminense  jogará contra o Liverpool, do Uruguai, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Será o primeiro jogo. A volta é 10 de maio