segunda-feira, julho 4, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeBrasileirão - Serie AGre-Nal pela Libertadores opõe melhores defesas entre principais clubes do Brasil em...

Gre-Nal pela Libertadores opõe melhores defesas entre principais clubes do Brasil em 2020

Apesar de não viverem seus melhores momentos na temporada, Inter e Grêmio chegam ao segundo Gre-Nal da história da Libertadores referendados pelos sistemas defensivos. O jogo de quarta-feira, no Beira-Rio, colocará frente a frente os times menos vazados do Campeonato Brasileiro.

Os clubes gaúchos sofreram somente sete gols após 11 rodadas do Brasileirão – o Grêmio tem uma leve vantagem na média pela partida a menos. Palmeiras e Fortaleza se aproximam, com nove gols sofridos na competição.

O desempenho das quatro equipes citadas na Série A também não é por acaso. Elas ocupam os primeiros postos nas média de vezes em que foram vazadas na temporada. A liderança em 2020 é do Palmeiras, seguido por Inter, Fortaleza e Grêmio (confira na tabela abaixo).

AS MELHORES DEFESAS DE 2020

TimeJogosGols sofridosMédia
Palmeiras29180,62 por jogo
Inter32210,65 por jogo
Fortaleza31210,67 por jogo
Grêmio31240,77 por jogo
Atlético-MG29260,89 por jogo

Fonte: O Gol

* Entre os clubes da Série A do Brasileirão

Mudanças no Inter ao longo do ano

O Inter contabiliza 21 bolas na rede de seus goleiros em 32 jogos. A média é de 0,65 por partida. A equipe de Eduardo Coudet saiu de campo sem ser vazada em 18 ocasiões, pouco mais de 50% do total.

A chegada do treinador argentino no começo do ano mudou a estrutura da defesa colorada. Chegaram Rodinei e Moisés para assumirem a titularidade nas laterais. Na direita, porém, o clube foi atrás de Saravia, que ganhou a posição.

E tudo leva a crer que Uendel terá preferência na esquerda diante das atuações irregulares também de Moisés, que segue suspenso por se envolver na briga do clássico na Arena, em março.

Victor Cuesta é o pilar da defesa do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Inter

Victor Cuesta é o pilar da defesa do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Inter

Entre os zagueiros, Cuesta segue intocável. Bruno Fuchs ganhou a vaga de Rodrigo Moledo pela qualidade na saída de bola. Com a venda do jovem para o CSKA Moscou, quem deu o passo à frente foi Zé Gabriel.

– Gostaria sempre de repetir (a escalação), teria costume, mas não consigo. Buscaremos ver como planejamos e tentar fazer o melhor que podemos – desconversou Coudet no sábado.

Dupla mantida no Grêmio, mas (quase) fora

O Grêmio se beneficia de uma defesa que pouco mudou desde 2016, quando Renato Portaluppi chegou para a terceira passagem como técnico e firmou Geromel e Kannemann como dois dos melhores zagueiros do país.

Neste ano, são 24 gols sofridos em 31 jogos, o que representa média de 0,77 por partida. A equipe não foi vazada em 15 compromissos, praticamente metade do total até o momento.

Mas a temporada atual é de mudanças. Chegaram dois laterais-direitos (Victor Ferraz e Orejuela) e dois esquerdos (Caio Henrique e Diogo Barbosa) – Caio já saiu. Além do goleiro Vanderlei, que assumiu o posto antes de Paulo Victor.

Kannemann ainda é incógnita para o clássico — Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Kannemann ainda é incógnita para o clássico — Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Só que a zaga é a principal preocupação gremista para o clássico. Geromel e Kannemann se recuperam de problemas musculares. David Braz e Paulo Miranda estão suspensos. As opções em condição de jogo são os jovens Rodrigues e Ruan, além de Marcelo Oliveira, que não atua há mais de um ano.

– Todo tempo jogamos um Gre-Nal. Na quarta, mais um. Vamos trabalhar como sempre para vencer. Quem não quer ganhar um Gre-Nal? Mais um clássico importante para a gente. Vamos tentar ir no Beira-Rio e conseguir um resultado que nos interessa – comentou Renato no domingo.

O duelo de duas das melhores defesas do Brasil está marcado para as 21h30 de quarta-feira, no Beira-Rio. O Inter é líder do Grupo E da Libertadores, com sete pontos, seguido pelo Grêmio, que tem quatro.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas