O caminho para o tão sonhado título da Copa do Brasil está se afunilando e as pedras neste caminho se tornaram mais perigosas. O Vitória enfrentará o Vasco pela terceira fase da Copa do Brasil. Os cariocas passaram de fase ao vencerem o Vila Nova (GO), por 2×1, na última quarta. Nesta quinta-feira (02), a CBF sorteou o mando de campo para o confronto. A partida de ida será no Rio de Janeiro, dia 8 de março. A de volta será dia 15 do mesmo mês, no Barradão.

O Leão já enfrentou os vascaínos pela Copa do Brasil em seis oportunidades, distribuídas em três edições. No total, foram dois triunfos para cada time, além de outros dois empates. Apesar do equilíbrio nas partidas, o rubro-negro leva vantagem, pois eliminou o Vasco em duas oportunidades. O primeiro confronto aconteceu na edição de 1989, com um empate sem gols no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Na volta, o time baiano venceu por 2×1, com gols de Marquinhos e Hugo Aparecido. O encontro foi pelas oitavas de final.

Em 2009, o Vitória perdeu feio, por 4×0, no jogo de ida, no Rio de Janeiro. No Barradão, empate em 1×1 e a eliminação. Em 2010, ano em que o Leão chegou na final da Copa do Brasil, Vasco também cruzou o caminho do rubro-negro, pelas quartas de final. No duelo do Barradão, triunfo do Vitória por 2×0, gols de Renato e Neto Berola. No Rio, o Leão perdeu por 3×1, mas garantiu a classificação.