A crise no basquete do Vasco teve um novo capítulo neste sábado. Insatisfeito com os salários atrasados , o ala David Jackson comunicou à diretoria cruz-maltina que não atuará mais pelo clube após reunião entre os jogadores e o vice-presidente de quadra e salão vascaíno, Fernando Lima. A One Orange Sports, empresa que agencia a carreira do americano, havia dado mais dois dias de prazo para a diretoria cruz-maltina quitar as dívidas. Como não obteve garantias de pagamento, o atleta optou por desligar-se do clube. O Vasco volta a jogar pelo Novo Basquete Brasil (NBB) na segunda-feira, às 20h, contra o Joinville, em Santa Catarina.
David Jackson em quadra pelo Vasco da Gama contra o Paulistano no NBB (Foto: Thiago Moreira/Vasco)
Com o desligamento do Cruz-maltino, Jackson precisa de uma carta liberatória do Vasco para atuar por outra equipe do NBB. Pelo regulamento da competição, o processo burocrático de transferência precisa estar concluído até o dia 18 de janeiro, último dia antes da partida derradeira do primeiro turno.
– Seguimos aguardando o pagamento do Vasco. Demos até segunda-feira para quitarem a dívida, caso contrário o jogador não atua mais pelo clube – disse o agente de David Jackson, Jesus Rostan, em contato com o GloboEsporte.com minutos antes de o Vasco confirmar o desligamento do ala através do site Casaca, do grupo político ligado a Eurico Miranda.
– O clube é difícil de conversar. Eles não atendem às minhas ligações. Então, a comunicação é difícil. Espero resolver a situação até o dia 20 de julho. Se eles não pagarem, ele não irá retornar ao Brasil e vamos entrar no Tribunal Arbitral da Fiba – disse Rostan.
Última partida de David Jackson foi a derrota para o Flamengo na Arena Carioca 1 (Foto: MDJ Fotografia)
Atual 11° colocado do NBB 2017/18, com 30% de aproveitamento, o Vasco foi uma das equipes que mais investiu para a competição, trazendo oito reforços: Guilherme Giovannoni, Fúlvio, Gui Deodato, Lucas Mariano, Chris Hayes, Dedé e Gustavo.
Confira a nota do Casaca sobre os atrasos de salários no basquete do Vasco:
– No Vasco, há acordo com os atletas para pagamento até o dia 20 posterior do mês vencido.
– O Vasco acertou com o elenco os salários referentes a outubro, portanto a serem pagos até 20/11.
– Sendo assim, há o mês de novembro em atraso, além do 13º, que no caso dos atletas do basquete é proporcional, uma vez que quase todo o elenco foi contratado a partir de agosto/setembro de 2017.
– A diretoria reuniu-se com os atletas para prestar esclarecimentos no sentido de que a crise financeira está intimamente ligada ao problema de ordem política existente.
– Todos os atletas concordaram que devem manter a concentração em modificar o atual panorama do time na tabela do NBB, oferecendo voto de confiança à diretoria.
– Após esta reunião, o atleta David Jackson, pressionado por seu empresário, que quis fazer valer o acordo que garante pagamento no dia 20 posterior ao mês vencido, decidiu deixar o elenco.
– Com sua saída, o Vasco está no mercado em busca de outro jogador estrangeiro de qualidade.