O feito de reverter um resultados de dois gols de diferença em diante aconteceu uma única vez na história do clube quando o assunto é Copa do Brasil. Presente em 27 das 29 edições da competição nacional, o rubro-negro conseguiu isso no ano da sua melhor campanha no torneio: 2010.
Naquela mesma edição, o Vitória perdeu de 2×0 no primeiro jogo da final, contra o Santos, na Vila Belmiro, e não conseguiu o título após ganhar por 2×1 na volta, no Barradão.
Depois, em 2009, a história se repetiu. Mais uma vez, quartas de final. O adversário era o Vasco, que goleou por 4×0 no Rio e segurou o 1×1 em Salvador. Tão decepcionante quanto 2011, quando foi eliminado após perder o primeiro jogo para o Botafogo-PB por 3×1 e ficar no 0x0 na volta.
“O jogo vai começar 2×0 para o adversário, estádio vai estar cheio, não temos nada a perder. O campo é bom, o clima vai ser de jogo decisivo, a torcida vai pressionar o adversário. Sabemos que ainda temos chance”, analisa Argel.
Histórico
O equilíbrio quando se trata de Vitória e Paraná impressiona. Em 13 jogos, são cinco triunfos para cada e três empates. Há superioridade apenas na Copa do Brasil. As equipes duelaram em três edições (1996, 2008 e 2017). O Leão venceu uma vez, empatou outra e perdeu três.
A provável equipe titular para o duelo com o Paraná: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Fred e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier, David e Euller; André Lima.