Imagine no meio da temporada seu principal jogador de ataque receber uma proposta e você não ter o poder de decidir se o libera ou não. O cenário acontece agora com Atlético-MG e Róger Guedes. Emprestado pelo Palmeiras ao Galo até o fim do ano, ele se tornou um dos pilares da equipe. A boa fase atraiu clubes do exterior. Árabes e ucranianos querem Guedes, e o Alvinegro corre o risco de perder o atacante mais produtivo e decisivo do time neste ano.
Róger Guedes é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com seis gols, ao lado de Willian Bigode, do Palmeiras. É líder de assistências da equipe, com três passes para gol – na competição, é o segundo que mais cria jogadas que resultam em gol. Nenhum outro jogador finaliza tanto quanto o atacante do Galo no Brasileirão. Já são 34 arremates. Além disso, é o segundo que mais sofre faltas (30). Só perde para Zé Rafael, do Bahia.
Números de Róger Guedes no Brasileiro de 2018
Gols | Assistências | Faltas recebidas | Finalizações |
seis (artilheiro) | três (2º maior assistente) | 30 (2º que mais sofreu faltas) | 34 (jogador que mais finaliza) |
Das 17 bolas na rede do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, Róger Guedes tem participação direta em nove, ou seja, foi protagonista em 53% dos gols da equipe na competição, sendo o mais decisivo.
Números atraem números, ou seja, as estatísticas positivas tiveram como consequências cifras milionárias. O próprio atacante admitiu existir uma proposta do exterior. Dono de 25% dos direitos, o Palmeiras deve decidir o futuro do atleta. Os outros 75% pertencem ao Criciúma.
No contrato de empréstimo com os paulistas, o Atlético-MG pode apenas igualar a oferta feita por outro clube, algo improvável diante do poder financeiro internacional. O Galo chegou a fazer uma proposta para adquirir os direitos definitivamente, mas o Palmeiras recusou.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/05/21/41320793225_04967f3ef8_o_xrzFo0S.jpg)
Róger Guedes tem sido alvo de árabes e ucranianos no mercado de transferências (Foto: Pedro Souza / Atlético)
– Por enquanto, se tem especulações, a gente não trabalha com elas. A gente tem que focar no nosso trabalho no dia a dia. Ele, com a qualidade e envolvimento que tem com o grupo, vem se aplicando nos treinos de modo decisivo. Mais uma vez, ele fez uma grande partida. Ele se aplica nos treinos e nos jogos. Vamos ver o que vai acontecer até a parada da Copa. Que ele continue nos ajudando em campo e brilhando em campo.
Thiago Larghi não esconde o desejo que o final dessa história seja a permanência do, hoje, mais produtivo e decisivo jogador do time.
– Eu acho que o grupo que a gente tem aqui, a gente sabe que tem jogadores muito bons. A gente trabalha com a diretoria para manter todos aqui. A diretoria vai fazer dentro das possibilidades. O clube tem necessidades, futebol vive disso. Mas se a gente puder mantê-lo, sim, vamos mantê-lo.