quarta-feira, setembro 30, 2020

Maratona aquática: baianos usam Circuito Mundial como treino

A seleção brasileira de maratonas aquáticas vai contar com apenas três atletas na estreia na temporada 2020 do Circuito Mundial. A prova de abertura será em Doha, no Qatar, com largada às 3h da manhã deste sábado, 15, para as 54 mulheres inscritas e, às 7h do mesmo dia para os 82 homens.

Já garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a baiana Ana Marcela Cunha, de 26 anos, usará os 10 km da prova como teste para as primeiras cinco semanas de treinamento depois das férias. Mesma perspectiva do também baiano Allan do Carmo, 30, que visa a seletiva nacional, no dia 11 de abril, na Praia de Inema, na Bahia. Já o último convocado é o estreante Enzo Kihara, de 19 anos, atleta do Corinthians.

Após a seletiva brasileira em Inema, de onde sairão dois classificados apenas no masculino, pois Ana foi a única mulher que garantiu vaga para Tóquio já em 2019, virá a seletiva olímpica. Esses dois atletas de Inema vão brigar pela única vaga para o Brasil, em repescagem olímpica que será disputada no dia 30 de maio, em Fukuoka, no Japão.

Esse evento definirá as últimas 15 vagas para Tóquio, sendo que o Brasil terá direito a uma delas caso termine a seletiva do Japão entre os nove mais rápidos. As cinco restantes serão definidas para um atleta de cada continente.

Já estão previamente confirmados os dez primeiros classificados no Campeonato Mundial, que foi realizado em 2019, na Coreia do Sul. “Nós vamos disputar essa etapa e depois passar três semanas treinando em Lanzarote, na Espanha”, explicou Allan, que agora está sob o comando do técnico Fernando Possenti, ao lado de Ana Marcela.

Rivais de sempre

Eleita melhor nadadora de maratona aquática na semana passada, Ana Marcela se diz na expectativa de novos duelos com velhas conhecidas, a exemplo da italiana Rachele Bruni, atual campeã. “É a primeira prova para muitas classificadas para os Jogos Olímpicos. Boa parte delas estará aqui e vai competir. Interessante para saber como estou e também as outras”, disse.

Falando ao A TARDE diretamente de Doha, o técnico Fernando Possenti disse que é preciso considerar que as diferenças de estações entre os hemisférios sul e norte dão certa vantagem aos concorrentes dos brasileiros nesse começo de temporada.

“Eles têm férias em agosto, setembro. Já nós, em dezembro, janeiro, que é o nosso verão. Estamos na quinta semana de trabalho, sem um volume de treino suficiente para produzir um grande resultado”, ponderou.

Ele também lembrou que os 10 km da abertura do circuito serão a seletiva nacional para os atletas de seus respectivos países, que não se classificaram no Mundial, por isso deverá ser muito disputada. Uma preocupação esteve voltada para a baixa temperatura da água.

“Mesmo com nossos atletas correndo risco de não terem um bom resultado, vão nadar com traje normal”, antecipou Possenti, prevendo uma possível recomendação da Fina para uso do traje de borracha, que ele descartará para prevenir lesões de seus atletas.

Revelação

A pouca idade do paulista Enzo Kihara não significa pouca experiência nas águas. O nadador nascido em Pompeia, no interior paulista, se destaca como a revelação das águas abertas em 2019, na disputa do Troféu Best Swimming. Além disso, vai representar o país no Sul-Americano deste ano e será um dos concorrentes de Allan do Carmo na seletiva nacional, em Inema, onde, no ano passado, venceu na categoria júnior.

Com 11 etapas pré-definidas para 2020, a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas seguirá sendo disputada em Victoria, em Seychelles, Budapeste, na Hungria, e Setúbal, em Portugal. Depois, virão Lac. Saint Jean e Lac Megantic, ambas no Canadá, Ohrid, na Macedônia, Nantou, Taipei e Chun’An, na China, encerrando em Hong Kong.

- Advertisment -

Mais lidas

CBF remarca jogos do Imperatriz contra Treze e Jacuipense pelo Brasileirão da Série C

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as novas datas de dois jogos do Imperatriz, que foram adiados...

Melhor mandante da Série B e próximo do G-4, Vitória recebe o CSA no Barradão

Se a campanha fora de casa é ruim, o Vitória tem demonstrado que o fator Barradão faz a diferença. Melhor mandante da Série B do...

Élber e Gilberto participam de parte do treino, mas seguem como dúvidas no Bahia

O elenco do Bahia finalizou, na tarde desta terça-feira, a preparação para encarar o Botafogo, partida marcada para quarta, às 21h30 (de Brasília), no Engenhão,...

Luan completa 25 jogos pelo Corinthians e ganha concorrência de Cazares; compare números

Dono de uma participação direta em gol a cada três jogos do Corinthians, Luan chegou na última semana às 25 partidas com a...