segunda-feira, julho 4, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeBrasileirão - Serie AMaratona de jogos e rotatividade do elenco: Guto comenta sobre jogadores poupados...

Maratona de jogos e rotatividade do elenco: Guto comenta sobre jogadores poupados no Ceará

O dia 13 de julho marcou o retorno do Ceará aos jogos oficiais após quatro meses de paralisação por causa da pandemia, além da estreia de Guto Ferreira no comando da equipe. Pouco mais de um mês depois, onze partidas foram disputadas pelo Vovô com intervalo praticamente mínimo, aumentando a preocupação quanto ao desgaste físico dos jogadores.

O Ceará conta com um elenco recheado (35 peças), mas também tem problemas quanto a jogadores lesionados. Além de perdas naturais por suspensão e questões contratuais, o Alvinegro também tem ficado atento à maratona de jogos e às condições físicas dos atletas. Desde a retomada, o time vem disputando até três partidas por semana.

Essa situação vem sendo uma das principais preocupações de Guto Ferreira. Com sete atletas no departamento médico e de olho no desgaste de peças mais acionadas, a solução tem sido rodar o elenco já no início do Brasileirão. Logo após a partida contra o Atlético-MG, o treinador declarou que a rodagem de jogadores tem sido utilizada para evitar problemas maiores na reta final da competição.

Fernando Prass foi o único jogador utilizado em todas as partidas do Ceará após a retomada — Foto: Pedro Vale/Cearasc.com

Fernando Prass foi o único jogador utilizado em todas as partidas do Ceará após a retomada — Foto: Pedro Vale/Cearasc.com

– Nem sempre o tempo de recuperação consegue fazer com que você recupere 100%. Nós jogamos na quarta-feira, tivemos viagem e estamos jogando no domingo 11 horas da manhã. A gente vinha de cinco jogos seguidos mais a comemoração do título da Copa do Nordeste. Tudo isso você tem que colocar na balança, e se você não girar a equipe agora, quando chegar a 27ª, 28ª rodada, se esses jogadores tiverem jogando todas, fatalmente eles correm o risco de entrarem em estafa e aí você vai ter que tirar eles por um bom tempo, se eles não se lesionarem até lá. Então, você fica o tempo todo controlando isso com a fisiologia e poupando quando pode poupar – destaca Guto.

Mesma tática, novas peças

Nos onze jogos disputados pelo Ceará sob o comando de Guto Ferreira, o time manteve as características táticas, mas com alta rotatividade entre as escalações. Dos 35 jogadores do elenco, 29 foram acionados pelo menos uma vez, com destaque para o goleiro Fernando Prass, presente em todas as partidas. Confira a lista:

  • Goleiro: Fernando Prass;
  • Laterais-direito: Eduardo e Samuel Xavier;
  • Laterais-esquerdo: Alyson e Bruno Pacheco;
  • Zagueiros: Eduardo Brock, Gabriel Lacerda, Klaus, Luiz Otávio e Tiago Pagnussat;
  • Volantes: Charles, Fabinho, Marthã e William Oliveira;
  • Meias: Felipe Silva, Fernando Sobral, Ricardinho, Vinícius e Wescley;
  • Atacantes: Bergson, Cléber, Jacaré, Leandro Carvalho, Léo Chú, Mateus Gonçalves, Rafael Sobis, Rick e Rogério.

Dos seis jogadores que não atuaram com Guto (Cristiano, Diogo Silva, Juninho Quixadá, Kelvyn, Richard e Rodrigão), apenas Rodrigão está entregue ao departamento médico. O treinador aguarda ainda os retornos de Felipe Silva, Vinícius, Tiago Pagnussat e Klaus, também lesionados.

Vinícius vinha sendo titular até a final da Copa do Nordeste, mas está entregue ao departamento médico — Foto: JHONY PINHO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vinícius vinha sendo titular até a final da Copa do Nordeste, mas está entregue ao departamento médico — Foto: JHONY PINHO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ceará se reapresentou nesta segunda-feira (17) no CT de Porangabuçu de olho nas duas partidas pelo Brasileirão na Arena Castelão. A primeira é na quinta-feira (20) diante do Vasco às 20h, jogo válido pela 4ª rodada da Série A.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas