Na próxima quarta-feira, o Barcelona terá uma missão extremamente difícil. No Camp Nou, o time catalão receberá o PSG pela partida de volta das oitavas de final da Uefa Champions League. Para passar às quartas, o clube precisará vencer por pelo menos 5 a 0

Na busca por reverter o placar, o Barça deve entrar em campo com um esquema sem laterais.

A primeira visão do novo sistema já foi apresentada no último sábado, quando o clube venceu o Celta por 5 a 0 pelo Campeonato Espanhol.

No ataque, Sergi Roberto – meia de origem, mas que tem atuado na lateral –  operou praticamente como um meio-campista mais à direita, com Busquets centralizado e Rakitic à esquerda. Alba ficou mais fixo na defesa ao lado de Piqué e Umtiti.

Rafinha, no papel um meio-campista, atuou mais aberto pela direita, com Lionel Messi centralizado. Suárez ficou como centroavante e Neymar, como sempre, na ponta esquerda.

Contra o PSG, de acordo com o jornal Mundo Deportivo, Luis Enrique já definiu que entrará com três zagueiros. Sua principal dúvida está entre Mascherano e Alba para acompanhar a dupla Piqué e Umtiti.

No restante, é provável a manutenção do sistema de visto contra o Celta. Busquets, Iniesta e Rakitic (ou Sergi Roberto) atuariam no meio. Messi novamente ficaria entre os meio-campistas e Suárez. Rafinha, na direita, e Neymar na esquerda, completariam o esquema.

Em outras palavras, o Barça opta por um esquema sem laterais ou alas, algo menos comum nos dias atuais. Eles seriam mais notados em um momento mais defensivo, com um dos meio-campistas recuando para ajudar na marcação.