terça-feira, março 2, 2021

Palmeiras x Corinthians vale corrida por título, por Libertadores, hegemonia no clássico e no Allianz

É muito difícil a missão de Abel Ferreira e talvez ele não se dê conta de quão complicada será a noite desta segunda-feira. Só se ele já entendeu, ou se o ambiente o fez entender, a importância de um Palmeiras x Corinthians.

Por outro lado, não adianta para Abel ganhar do maior rival e depois perder a Libertadores. Ele será uma besta com qualquer uma das derrotas, por mais injusto que isto seja.

O Dérbi tem estatísticas mais justas, as coletadas pelo jornalista e historiador Celso Unzelte, com 128 vitóriras para cada lado e 110 empates. As contas do Palmeiras, do também competente Bruno Alexandre, incluem os Torneios Inícios. Pelas conta de Unzelte, adotadas aqui, o Palmeiras ficou na frente do rival entre os 2 x 0 com dois gols de Tupãzinho, em 1967, até o 1 x 0, gol de Gil, em julho de 2020.

Naquela cabeçada, Gil colocou o Corinthians com 128 vitórias contra 127 do Palmeiras, primeira vantagem alvinegra em 53 anos.

Acontece que o Palmeiras ganhou por 2 x 0 no primeiro turno do Brasileirão e recolocou o empate na contagem. Quem vencer nesta segunda-feira será o hegemônico.

O Corinthians se acertou sob o comando de Vágner Mancini. Venceu cinco vezes e empatou duas nas últimas sete rodadas. Como jogador, Mancini sempre fez gol no Palmeiras. Pela Portuguesa, pelo Bragantino, pelo Guarani, pelo Grêmio… Onde jogava, fazia gol no Palmeiras. Como treinador, no Brasileirão, tem mais vitórias (6) do que derrotas (4). Ganhou pelo Vitórias, Chapecoense, Sport e Botafogo, no ano do rebaixamento.

Mas não venceu no Allianz Parque nem no Parque Antarctica. O Corinthians, sim. Tem 4 vitóiras, 2 empates e 2 derrotas na casa palmeirense. Incrível: o Palmeiras perdeu mais em casa do que venceu.

Se vencer, o Corinthians terá enorme chance de ir à Libertadoes.

- Advertisment -

Mais lidas

“Gabigol facts”: confira números e marcas alcançadas pelo “Príncipe” multicampeão do Flamengo

Que Zico é o Rei do Flamengo, poucos duvidam. Agora, o clube tem também seu Príncipe, Gabigol. Depois de mais um título,...

Lucas Fonseca avalia 2020 atípico, elogia Dado e projeta 2021: “Buscar evolução constantemente”

O elenco principal do Bahia se reapresenta nesta terça-feira após um breve período de folga. Entre as peças que voltarão a treinar no CT...

Athletico falha em estratégia e erra demais na estreia, mas tem (muito) potencial para reagir

O Athletico deixou um buraco no meio-campo, errou demais e sofreu uma justa derrota por 1 a 0 para o Cianorte. Edu, Denner, Matheus...

Após despedida no Atlético-GO, Gilvan prepara assinatura e viagem rumo ao Botafogo

Com o título do Campeonato Goiano na bagagem, o zagueiro Gilvan é esperado nesta semana no Rio de Janeiro para finalizar a...