A ida de Philippe Coutinho ao Barcelona ainda rende. De acordo com a emissora de rádio espanhola “Cadena SER”, a transação do jogador brasileiro envolveu um acordo inusitado entre Barça e Liverpool. Pelo que ficou estabelecido, os blaugranas serão obrigados a pagar, além da multa rescisória, um adicional de 100 milhões de euros – quase R$ 430 milhões – para comprar qualquer outro jogador dos Reds até 2021.
Barcelona x Alavés, Coutinho — Foto: Reuters
O acordo, pelos altos valores determinados, torna praticamente inviável a transferência de um jogador do Liverpool para o Barça nos próximos anos. Para se ter uma ideia, Coutinho foi comprado por 163 milhões de euros em janeiro de 2018 – na época, a segunda maior transação da história, atrás somente da ida de Neymar ao Paris Saint-Germain.
Antes da compra de Coutinho, o Barcelona já tinha desembolsado bastante dinheiro por outro atleta do Liverpool: Luis Suárez. Em 2014, a equipe catalã pagou 81 milhões de euros pelo atacante uruguaio.
Desde que chegou ao Barça, Coutinho já fez 38 jogos e marcou 15 gols. Ele ainda conquistou três títulos: La Liga de 2017/2018, Copa do Rei de 2017/2018 e Supercopa da Espanha de 2018.