Lewis Hamilton e Sebastian Vettel bem que avisaram que a RBR estaria fortíssima em Mônaco. A própria dupla de pilotos da equipe avisou que brigaria pela pole position. E, pelo menos no primeiro treino livre, as previsões se confirmaram. Daniel Ricciardo e Max Verstappen se revezaram na liderança durante praticamente toda a sessão, e o australiano terminou com o melhor tempo, com 1m12s126. Já o holandês ficou 0s164 e completou a dobradinha da RBR.
A decepção do treino foi Valtteri Bottas, que ficou apenas em sétimo, atrás da Renault de Carlos Sainz. A Force India teve uma boa participação ao colocar Sergio Perez em oitavo e Esteban Ocon em 11º. Outro que teve bom treino foi Sergey Sirotkin, que levou a Williams a um surpreendente décimo lugar, seis posições à frente do companheiro Lance Stroll. Completou o top 10 Romain Grosjean, que levou a Haas ao nono lugar.
Pela primeira vez na temporada foram utilizados os pneus hipermacios, os mais aderentes da escala de sete compostos para pista seca. Num asfalto pouco abrasivo como o das ruas de Monte Carlo, os pneus se mostraram com bom desempenho e resistência, tanto que diversos pilotos percorreram muitas voltas consecutivas.
Por enquanto, só raspadas…
A sessão não teve nenhum acidente, mas alguns pilotos assustaram suas equipes ao literalmente passarem raspando nos sempre convidativos guard rails de Mônaco, como Romain Grosjean, Daniel Ricciardo e Lance Stroll.
Max Verstappen de marcha-a-ré
Errático na temporada 2018, Max Verstappen deu sua escapada no treino, na freada para a curva Saint Devote. O holandês travou o pneu dianteiro esquerdo e resolveu seguir reto pela área de escape para evitar uma batida.
O bicampeão mundial acabou com uma modesta 17ª colocação depois de ficar parado nos boxes a maior parte do treino, devido a problemas num sensor de freio. De qualquer forma, a McLaren decepcionou, com Stoffel Vandoorne, que não teve contratempos, acabando em 15º.