sexta-feira, abril 23, 2021

Sejuv dá início ao Projeto Cuidando do Cuidador

A fim de garantir o bem-estar de quem está no campo atuando na linha de frente no combate ao coronavírus, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv) promoveu nessa sexta-feira (26/3) uma tarde de ginástica laboral para os profissionais que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Lama Preta.

Essa é a primeira ação do Projeto Cuidando do Cuidador, que é fruto de uma parceria com a equipe de mentores da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF), responsável pelo programa de residência médica da unidade.

De acordo com a orientadora da equipe de enfermagem residente, Ticiane Carvalho, a iniciativa é parte do esforço coletivo de modificar a rotina de trabalho com a qual os profissionais lidam diariamente, inserindo momentos de descontração e relaxamento para o ambiente profissional, sobretudo, nesse momento tão difícil da pandemia. “Sempre fazemos atividades semanais com esse intuito. Podemos fazer jogos de cartas, dinâmicas, ou outra atividade lúdica. Entramos em contato com a Sejuv, que prontamente atendeu o nosso pedido”, explicou.  

Segundo Adelson Carvalho, coordenador de Esportes da Sejuv, a oportunidade de levar ginástica laboral para os profissionais da USF tem funcionado como uma espécie de laboratório para a pasta. “Não somente profissionais da saúde podem ser atendidos por nós, mas os servidores da prefeitura de um modo geral. Estamos em planejamento para definir nossa atuação de acordo com a necessidade de cada unidade”, esclareceu.

Ainda, de acordo com o coordenador de Esportes, “a Sejuv entende que, dessa forma, colabora para o bem-estar desses profissionais cuja missão é cuidar da saúde de cada cidadão, proporcionando aos profissionais esse alívio das tensões, pensamos que a gente está fazendo a nossa parte para garantir a saúde desses profissionais que estão à frente, atuando na luta contra a Covid-19”, afirmou.

A professora de educação física da Sejuv, Ivânia Lopes, baseou a série de atividades da tarde nos alongamentos, visando o relaxamento através dos movimentos, bem como da música. Cada equipe de profissionais da unidade foi subdividida em grupos menores, o que permitiu um novo uso da recepção da unidade médica, atendendo à necessidade do distanciamento social.

Luan Franco, orientador dos médicos residentes da unidade, explicou que a tensão que o momento de pandemia tem gerado repercute na saúde da equipe. “A proposta é que a gente consiga nesse momento de alta disseminação da Covid promover práticas que evitem a sobrecarga, o esgotamento profissional – questões que acabam afetando a saúde mental do trabalhador e, por consequência, a qualidade do serviço”, reconheceu.

A ideia da Sejuv é que as atividades do Projeto Cuidando do Cuidador aconteçam na USF do bairro Lama Preta, pelo menos, uma vez por mês.

- Advertisment -

Mais lidas

Vitória se reapresenta e terá desfalques importantes para duelo contra o Ceará

Com a programação bastante apertada, devido a partida no meio de semana pelo Baianão, o Vitória chegou de viagem na manhã desta...

Time feminino do Bahia contrata meia-atacante da seleção paraguaia

O time feminino do Bahia ganhou mais um reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro Série A-1. O Esquadrão anunciou nesta quinta-feira,...

Libertadores: Everson brilha e garante primeiro ponto do Atlético-MG

O Atlético-MG somou o primeiro ponto na edição 2021 da Libertadores. Nesta quarta-feira, 21, o Galo esbarrou na falta de criatividade e...

Mesmo com um a menos, Palmeiras inicia Libertadores com triunfo

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras foi até o estádio Monumental de Lima, no Peru, na noite desta quarta-feira, 21, e arrancou...