Escolhidos a dedo, dois dos maiores nadadores das Américas, Thiago Pereira e a jamaicana Alia Atkinson, foram indicados os padrinhos da edição inaugural da Copa UANA que começa amanhã em Coral Springs, na Flórida, Estados Unidos.
O torneio reúne 33 países e 391 nadadores em três dias de competição reunindo atletas de 11 a 17 anos de idade e é organizado pela UANA, União das Américas de Natação presidida pelo americano Dale Neuberger.
Thiago Pereira, maior medalhista internacional do Brasil, maior medalhista da história dos Jogos Pan Americanos, se junta a melhor nadadora da história da Jamaica, Alia Atkinson, para receber a nova geração das Américas. Os dois foram escolhidos pelo Presidente da CONSANAT, o paraguaio Juan Carlos Orihuela, que identificou liderança e popularidade ao indicar a dupla.
Thiago e Alia já estiveram juntos quando faziam parte do Team Speedo Internacional. Enquanto o brasileiro se aposentou na temporada passada, Alia segue em atividade e depois de ficar de fora do Mundial de Budapeste disputou o Circuito da Copa do Mundo terminando na quinta colocação ao final da temporada.
Seleção Brasileira na Copa UANA 2018 (Foto: divulgação)
O Brasil está representado por 26 nadadores na edição inaugural da Copa UANA. Sob o comando dos treinadores Rogério Karfunkelstein, Luiz Proveçano mais Diego Peña e Erick Moreno, o grupo foi selecionado através do ranking da temporada conforme estabeleceu a CBDA.