domingo, julho 3, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeBrasileirão - Serie AUm "novo normal" com memórias do passado: relembre jogos do Flamengo com...

Um “novo normal” com memórias do passado: relembre jogos do Flamengo com portões fechados

Novo normal. A expressão é uma das mais repetidas em tempo de afrouxamento nas medidas de segurança no combate ao coronavírus.

No futebol, obviamente, não é diferente. Flamengo e Bangu marcaram a retomada no Brasil, na última quinta-feira, em partida cheia de protocolos estabelecidos por profissionais de saúde. Nada que chamasse tanto a atenção quanto as arquibancadas vazias do Maracanã. Realidade bem diferente da que o time de Jorge Jesus está acostumado, mas longe de ser inédita. Foi a sexta vez que o clube entrou em campo em um estádio com portões fechados.

Diego Alves solitário no Maracanã sem torcida  — Foto: Cahê Mota / GloboEsporte

Fosse por punição a si próprio, ao adversário ou por questões de segurança, o Flamengo mediu forças duas vezes na Libertadores, duas vezes no Brasileirão e duas vezes no Carioca sem escutar o torcedor. O GloboEsporte.com relembrou estes cenários que passaram a ser o “novo normal”.

Corinthians 4 x 2 Flamengo – Brasileirão de 2005

A primeira vez que o Flamengo jogou em um estádio silencioso foi por conta de punição ao rival. Campeão brasileiro de 2005, o Corinthians teve que jogar duas partidas com portões fechados como punição por invasão de campo de torcedores numa derrota para o São Paulo, no Pacaembu.

Os paulistas mandaram a partida pela sétima rodada do Brasileirão no estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim, e venceram por 4 a 2. Jean e Fabiano Oliveira marcaram para o Flamengo, enquanto Roger Flores, Jô, duas vezes, e Abuda garantiram a vitória sem festejos dos corintianos.

Flamengo 3 x 1 Santos – Brasileirão 2008

Foi o primeiro jogo do Flamengo após a traumática eliminação da Libertadores para o América do México, e o Maracanã vazio deixou o cenário ainda mais deprimente. O clube foi punido por uma lata atirada no gramado na partida contra o Grêmio no Brasileirão de 2007 e estreou no ano seguinte com portões fechados. Marcinho, Ibson e Juan construíram a vitória; Moraes descontou de pênalti no fim.

Flamengo 2 x 2 River Plate – Libertadores 2018

Como punição pelos incidentes na final da Copa Sul-Americana de 2017, o Flamengo estreou na Libertadores de 2018 com portões fechados. De cara, um clássico sul-americano contra o River Plate, que foi marcado para o Nilton Santos. Com Paulo César Carpegiani no banco de reservas, a equipe esteve duas vezes na frente do placar, gols de Henrique Dourado e Everton, mas permitiu a reação dos argentinos com Ponzio e Mayada.

Meses depois, o River Plate seria campeão da Libertadores em final contra o Boca Juniors. Menos de dois anos depois, era a vez do Flamengo erguer o troféu com vitória histórica sobre o próprio River, em Lima.

Flamengo 1 x 1 Santa Fé – Libertadores 2018

O comitê disciplinar da Conmebol determinou dois jogos de punição ao Flamengo, que recebeu também o Independiente Santa Fe, da Colômbia, com portões fechados. Desta vez, a partida foi no Maracanã, que na véspera recebeu quase 50 mil apaixonados em treino aberto como forma de incentivo. Não deu certo. O empate por 1 a 1 foi frustrante. Henrique Dourado novamente botou o time na frente, mas Morelo empatou.

Henrique Dourado fez o gol do Flamengo em Maracanã vazio — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Flamengo 2 x 1 Portuguesa – Carioca 2020

Experiência recente e já como efeito da pandemia do coronavírus. A partida foi a última do Flamengo antes da paralisação do futebol para quarentena e cheia de emoção. A Portuguesa aproveitou rara escapada em contra-ataque para fazer 1 a 0 com Maicon Douglas e ficou bem perto de ser a primeira equipe a vencer o time de Jorge Jesus no Maracanã. Um gol contra de Marcão, aos 42 do segundo tempo, e um de Arrascaeta, aos 45, no entanto, garantiram a virada.

Flamengo 3 x 0 Bangu – Carioca 2020

O pontapé inicial do “novo normal”. Cheio de protocolos de segurança e com um Maracanã silencioso, o Flamengo fez o primeiro jogo de futebol no Brasil em três meses e venceu facilmente por 3 a 0. Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha fizeram os gols.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas