domingo, maio 22, 2022
BNR-728X90-RENOVACAO---SOCIAL
BNR-728X90-RENOVACAO---ILUMINACAO
BNR-728X90-RENOVACAO---PAVIMENTACAO
HomeArbitragemVAR no Baianão: Representante da FBF participa de visita técnica do IFAB/FIFA

VAR no Baianão: Representante da FBF participa de visita técnica do IFAB/FIFA

O Baianão 2019 entrará para a história. A competição será a primeira do futebol baiano a utilizar o Árbitro de Vídeo.

A Federação Bahiana de Futebol anunciou a estreia do VAR nas finais do estadual. A tecnologia era um anseio de clubes, torcedores e profissionais de imprensa. E veio para ficar.

A Bahia não poderia ficar ausente e já iniciou a preparação para o uso do VAR. Um representante da FBF participou da visita técnica de Árbitro de Vídeo (VAR) da International Football Association Board (IFAB/FIFA) no Brasil.

O evento foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro. Lá esteve o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), Vidal Cordeiro Lopes.

Durante os três dias, o comandante da arbitragem baiana participou de diversas atividades em um curso com os principais especialistas em VAR no mundo. Estiveram presentes, o coordenador do VAR no Brasil, Sérgio Corrêa; o gerente de planejamento de VAR da CBF, Ricardo Bretas; o presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme; o gerente do departamento de Serviços de Futebol da IFAB, Dirk Schlemmer; o chefe do Departamento de tecnologia e inovação do Futebol da FIFA, Sebastian Runge; o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho; o gerente de licenciamento de clubes da CBF, Ênio Gualberto; e o autor do projeto de Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião.

Foram abordados temas como o uso do VAR no Brasil e a preparação para implementação de tecnologia, desafios, montagens e melhores praticas da ferramenta do VAR. Na oportunidade também foram feitos panoramas do uso do árbitro de vídeo no Brasil e na Copa do Mundo FIFA Rússia 2018.

“O que eu posso assegurar é que, após esses três dias de congresso, retorno enriquecido de conhecimento e certo de que o Arbitro de Vídeo veio pra ficar, por ser uma ferramenta gerenciadora da regra do jogo, que traz transparência e clareza, se fazendo justiça. Isso é tudo que público, imprensa e equipes buscam para o futebol”, comemorou Vidal Cordeiro.

Já o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF destacou a parceria da entidade com as Federações para um maior conhecimento de tudo o que envolve a implementação do Árbitro de Vídeo. “Nossa ideia é dar conhecimento aos representantes das Federações interessadas em implementar o Árbitro de Vídeo. Mostrar como é o processo, as dificuldades, necessidade dos treinamentos, tudo o que é necessário para aplicar o VAR. Temos a presença do Dirk, que é do IFAB, e de outras autoridades da arbitragem para passar todas as informações a eles”, disse Marcos Marinho.

A realização do curso também foi comemorada por Dirk Schlemmer. “É muito interessante para nós (IFAB/FIFA) falar diretamente com as Federações para passar a elas toda a experiência que construímos nos últimos dois anos e apoiá-los a preparar este enorme projeto. Queremos tornar o projeto bem-sucedido para as Federações. Por esta razão nós nos dispomos a vir ao Brasil e passar os principais pontos sobre como organizar o projeto completo. As Federações devem conhecer tudo em detalhe, já que, no fim, elas são responsáveis pela implementação, pela educação e pela execução de todos os pré-requisitos. Por isto a importância de providenciar o escopo completo da fase de implementação do VAR”, afirmou o gerente do departamento de serviços de futebol da IFAB.

Por fim, o alemão Sebastian Runge destacou a importância da visita técnica para o sucesso das Federações na implantação da tecnologia nos seus estaduais. “Para nós, como FIFA, é muito importante ter acesso direto às Federações. Os organizadores dos Estaduais precisam ser informados sobre os padrões e pré-requisitos mínimos para a implementação do VAR. Estamos aqui para prestar suporte e compartilhamento dos nossos conhecimentos das competições FIFA e outros torneios ao redor do mundo para que nós possamos ajudar os Estaduais com a ferramenta do Árbitro Assistente de Vídeo”.

Todo o conteúdo do evento será repassado por Vidal Cordeiro para o quadro de árbitros da Bahia. Os profissionais do estado serão devidamente treinados e preparados para o uso do VAR no Baianão 2019.

Além da FBF, também utilizarão o Árbitro de Vídeo nos seus estaduais as Federações de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Todas enviaram representantes para o curso.

- Advertisment -
WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.26.23 PM
Screenshot_3
549874643216798-4
f54459f1-2954-40f7-b3a6-7858147561ae
IMAGEM

Mais lidas